Certamente você já comprou algum produto por ter uma embalagem bonita, ou porque passou credibilidade e segurança, se comparada a outras.
A apresentação é muito importante, pois é o primeiro contato do consumidor com seu produto. Nesse artigo você conhecerá as 5 funções de uma embalagem de qualidade. Causar uma boa impressão com a embalagem/rótulo é fundamental para conquistar o cliente, pois se o produto consegue conquistar, é a chance de fidelizar esse consumidor.

Continue a leitura para entender melhor.

1. Proteção

Pode-se dizer que é a principal função de uma embalagem.

Um alimento perecível em uma embalagem segura, garante ao consumidor uma ingestão sem riscos a sua saúde.
Do contrário, embalagens abertas, com pouca vedação, ou inadequadas para o tipo de conteúdo, podem causar danos ao cliente que irá consumir o conteúdo.
O empresário também poderá sofrer economicamente com perdas, apenas porque as embalagens não estavam adequadas.

2. Logística

Uma embalagem de qualidade garante a integridade do conteúdo.

Ao transportar alimentos, materiais de decoração, produtos de toda ordem, é necessário que as embalagens forneçam a segurança necessária para que não haja perdas e prejuízos para quem vende e para quem compra. Além disso, as embalagens também devem ser projetadas para facilitar o transporte, de maneira a otimizar os espaços. Uma embalagem pensada para atender com excelência o quesito de logística é case de sucesso em economia de tempo, espaço e dinheiro. Mas não só isso: a natureza também agradece, pois quanto menor for a quantidade de viagens para transportar os produtos, com embalagens compactas, menor será a emissão de poluentes no ambiente.

3. Informação

Toda e qualquer embalagem deve conter informações que comuniquem seus consumidores do conteúdo.
No texto anterior aqui do blog, falamos sobre rótulos e seus erros mais comuns, entre eles a falta de informações necessárias, como por exemplo, datas de fabricação e validade, advertências sobre riscos e formas de usar o produto. O cliente precisa saber, por exemplo, qual é a forma correta de preparar um alimento que venha embalado, ou como acondicionar um produto comestível, após aberto. Uma embalagem de produtos tecnológicos, por exemplo, precisa conter a forma de manuseio e instruções de uso. Mas atenção: não carregue seu rótulo com muitas informações, coloque apenas o principal e o restante disponibilize online.

 Uma dica é adicionar um QR Code que leve o consumidor à página web da marca.

4. Praticidade

Facilite a vida do seu cliente, faça embalagens práticas!

Além de uma embalagem bonita, com informações importantes, ela deve ser autoexplicativa, fácil de abrir, fácil de entender.
Pacotes de biscoito devem estar bem fechados para manter a qualidade e a segurança do produto, mas não devem estar “lacrados” e dificultar a abertura para o consumo. Embalagens de produtos de beleza também. De nada adianta fazer um design inovador se ele não for prático para o consumidor, pense nisso!

5. Vendas

A embalagem é indispensável para persuasão de um cliente no momento da compra em um ponto de venda. É necessário uma boa apresentação, um design arrojado e bonito, que conquiste logo no primeiro impacto. Conheça bem o seu público e ofereça um produto com uma embalagem/rótulo que se relacione com o conteúdo. Uma boa embalagem/rótulo vai vender o seu produto, seja ele novidade no mercado ou apenas uma nova versão. Portanto, invista em embalagens/rótulos bonitas(os), que comuniquem de forma assertiva os detalhes do produto, que sejam fáceis de manusear e transportar e que vendam.

Agora que você já sabe as 5 funções de uma embalagem de qualidade, fale com a Grafix e saiba como podemos ajudar a sua empresa a produzir rótulos que sejam sucesso de vendas!