Você já deve ter reparado ao receber algum impresso que, para cada tipo de material, de finalidade ou de determinado lugar, eles possuem tipos de textura, cortes e aspectos diferentes. Isso acontece devido ao acabamento desses materiais, que muda conforme seu objetivo. Existem vários tipos de acabamento para ressaltar qualidades e partes específicas do seu rótulo, cada um cumprindo uma determinada função.
Continue a leitura para entender o que os tipos de acabamento podem fazer pelo seu rótulo.

Laminação

Laminação é um acabamento feito a base de plástico, que tem o intuito de “encapar” o material com uma camada de plástico adesivo. Ao envolver esse material com uma laminação, aumenta-se a resistência e a durabilidade. Há quatro tipos de laminação, a saber:

  • Com brilho: indica-se esse tipo de laminação para materiais que contenham mais imagens, pois permite realçar as cores de cada desenho.
  • Mate: é um tipo de laminação que possui aspecto mais fosco-acetinado. Ela é ideal para impressos com mais textos, pois facilita a leitura, evitando reflexos.
  • Soft touch: confere características aveludadas ao material. Além disso, protege o material de sujeiras e umidade.
  • Texturizado: faz com que o papel aproxime-se de um papel texturizado.

Relevo

Como já mencionamos acima, é um tipo de acabamento que serve para dar destaque a elementos específicos do produto.
Ele pode ser alto ou profundo, dependendo de sua finalidade. O relevo é pouco utilizado para rótulos, pois é pouco funcional depois de armazenado em bobina. Vale a pena ressaltar que não se aplica o relevo em qualquer tipo de papel, apenas aqueles com gramatura maior que 180g, diminuindo dessa forma as possibilidades de utilização.

Corte

Muito utilizado na confecção de embalagens personalizadas, o corte é um acabamento gráfico utilizado para moldar materiais,
realizado por meio de metais pré-moldados ou equipamentos a laser.
Como já falamos em um texto recente aqui no blog, o corte a laser tem grandes vantagens, pois possibilita a personalização dos produtos e sua versatilidade permite diminuir gastos com outras ferramentas, ganhando agilidade no processo.

Acabamento Metalizado

O acabamento metalizado substitui o hot stamping com vantagens. Pois não é necessário ferramentas para o aquecimento do material. É possível ainda trabalhar com qualquer cor metalizada. No caso do dourado basta aplicar amarelo. Para impedir que uma cor se metalize é impresso o calço de branco sobre o metalizado deixando exposto somente as partes que se deseja a metalização da cor. A Grafix disponibiliza no menu tutorial, um vídeo explicando como esse tipo de acabamento deve ser realizado.

Numeração Sequencial

Por fim, mas não menos importante, o acabamento em numeração sequencial é a impressão de dados variáveis em etiquetas ou rótulos, conforme as necessidades do cliente ou produto. Utilizadas normalmente na indústria ao identificar produtos ou para impressão de QR Codes, cartões-presente ou nomes personalizados.

Agora que você já conhece os tipos mais usados de acabamento, que tal entrar em contato conosco para preparar o seu material? Nossa equipe técnica está pronta para te atender e auxiliar em quaisquer dúvidas que possam surgir. Caso seja necessário, podemos analisar sua demanda e sugerir opções com o melhor custo-benefício.