Um dos assuntos que já falamos aqui no blog da Grafix foi sobre os tipos de acabamento e como eles podem ser importantes para seus rótulos, se bem usados.
Um bom acabamento garante bons materiais, independentemente de texturas, cortes, cores e detalhes diferenciados. Agora, vamos falar sobre mais um aspecto que faz toda a diferença nas impressões. O calço de branco, o que significa e como utilizar.

O que é calço de branco local?

O calço de branco local é uma camada de tinta branca sob a arte principal. Ou seja, antes de aplicar alguma cor em um material, principalmente em pequenos detalhes – como um logotipo, por exemplo – é necessário adicionar uma camada de branco para “esperar” a cor correta ser aplicada.

Uma analogia simples para usarmos é na pintura das paredes de uma casa. As paredes são lixadas e, antes da aplicação da cor escolhida, é feito um preparo. Esse preparo inclui deixar a parede em um tom neutro, geralmente branco. Isso serve para realçar a cor que será inserida e evitar que, na aplicação, essa nova cor seja distorcida, por um resquício de uma tinta antiga.

Em materiais impressos, antes de realizar a impressão da arte, é realizada uma primeira impressão toda em branco (calço de branco total), ou com algumas partes em branco (calço de branco local), como em logotipos e outros detalhes.

Após o calço de branco local, aplica-se a impressão real, com as cores desejadas.

Quando a aplicação é obrigatória e quando é opcional?

O calço de branco local serve para algumas situações específicas na impressão de materiais, principalmente em adesivos.
Em alguns casos, essa aplicação se torna obrigatória e, em outros, opcional.

Aplicação obrigatória

Há alguns tipos de materiais adesivos e acabamentos que a aplicação de uma camada branca é necessária, pois, do contrário, interfere no resultado final da peça.

  1.  Adesivos Transparentes: neste caso, o branco serve como base de apoio para receber a impressão. Ela evita que a imagem impressa fique translúcida e perca sua real finalidade. Os materiais mais comuns, neste caso, são o Vinil, o PS e o Acrílico;
  2.  Materiais coloridos e/ou escuros: em alguns impressos é preciso aplicar um calço de branco local antes de receber as cores da impressão para proteger as cores da imagem, pois o fundo pode interferir no resultado final.

Por exemplo, se em um cartão de visita o fundo para aplicação é marrom e deseja-se aplicar o tom de amarelo em um detalhe do material, como no logo da empresa, antes é preciso aplicar o calço de branco no local para que o amarelo fique realçado e com a devida tonalidade. Do contrário, esse amarelo ficaria quase da mesma cor do fundo marrom.

Aplicação opcional

Há situações nas quais esse calço de branco local não se faz necessário. Isso pode acontecer, ou por a cor aplicada não sofrer mudanças, ou pelo desejo do cliente. Um exemplo é nos adesivos e materiais metalizados ou com brilho. Assim, o calço de branco pode servir para delimitar a arte em que não deseja-se metalizar e aplicar alguma cor opaca no local.
A exemplo do cartão de visita, se a base for metalizada ou até mesmo com brilho local, mas se deseja aplicar o logo opaco, se faz necessária a aplicação de uma camada de branco para que o logo também não fique metalizado ou brilhante.

A importância do calço de branco local

Em resumo, o calço de branco local é muito importante para a valorização e destaque dos seus materiais impressos.

É por meio desse processo que as cores e texturas são realçadas e respeitadas, de acordo com o projeto inicial.
Para entender ainda mais, confira nosso vídeo sobre o assunto. Se tiver alguma dúvida entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores.