Cada vez mais o mercado consumidor exige produtos de qualidade. É um universo de possibilidades de criação e, consequentemente, inúmeros concorrentes. Para se diferenciar, é necessária uma estratégia bem definida, com um público consumidor claro e que seja efetiva para vender mais. O segredo de um lançamento de produto com baixo investimento está nesses detalhes, que integram a validação de sua ideia.

Entenda seu público consumidor

A estratégia inicia com a definição do público consumidor da marca e/ou do produto. Já falamos aqui no blog da importância de saber para quem estamos comunicando e vendendo nossos produtos. É importante saber quais são os gostos desse público, quais são os hábitos e quais são suas principais preferências. Também é importante identificar em qual estágio do “funil de vendas” esse consumidor se encontra para traçar a melhor estratégia que alcance esse cliente.

Monte uma estratégia

Planejamento é tudo nesta fase. Além de uma estratégia digital, é fundamental traçar uma estratégia de mercado, alinhando os pontos principais até que seus produtos saiam “em massa” das gôndolas para a casa dos consumidores. Definir uma estratégia para atuação é planejar. Com um planejamento seus lançamentos tendem a ser sucesso!

Faça testes de mercado

Aqui é importante testar antes de investir. Apresentamos 5 passos para esses testes, partindo do princípio econômico e assertivo do lançamento:

  1. Definição do Produto Minimamente Viável (MVP)

Nesta primeira etapa é importante definir a versão mais simples e enxuta do produto, com o mínimo possível de recursos e investimentos empregados. Essa versão simples pode ser lançada em uma quantidade mínima, suficiente para validar a ideia e iniciar a atuação no mercado.

  1. Valide sua ideia

Nessa fase, é importante enviar amostras do produto para um público exclusivo, principalmente se esse produto é novo no mercado ou é uma edição especial.

  1. Faça pequenas tiragens iniciais

Aqui é importante ter em mente que o investimento deve ser mínimo. Grafix pode fornecer rótulos em pequenas tiragens para seus testes de mercado. A validação de sua ideia é importante, mas a economia neste primeiro momento é necessária.

  1. Inicie em lojas estratégicas e regionalizadas

Antes de distribuir seus produtos em diversos pontos, comece pelo mais próximo e que tenha identificação com a sua marca. Estabelecimentos de bairro ou até mesmo quiosques em shoppings centers são pontos de partida excelentes para iniciar sua divulgação no mercado.

  1. Distribua seus produtos

Chegou a hora de espalhar seus produtos no mercado, em outros bairros, em mais cidades e onde for necessário para ter sucesso nas vendas.

Fique à vontade para inovar

Agora que você já sabe o segredo de um lançamento com baixo investimento, fica fácil o ingresso no mercado consumidor. A Grafix facilita ainda mais esse processo, pois oferece a produção de pequenas tiragens de rótulos, sem precisar fazer grandes estoques (como visto em outro texto do blog). Agora é possível inovar cada vez mais, sem ter medo de arriscar, concorda?

Fale com nossos especialistas e fique à vontade para inovar com baixo investimento!